VISÃO DE FUTURO

A Cerrado Projetos e Consultoria Ambiental é uma empresa especializada em soluções ambientais, que visam redução de custos, agilidade, aprimoramento de atividades e geração de lucros para clientes das áreas de meio ambiente, rural e urbano e para o setor público.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Primeira soja transgênica totalmente brasileira chega ao mercado | Pastagens serão decisivas para aumento de área agrícola e preservação ambiental no Brasil | Embrapa: Sal mineral deve ser dado para os bovinos o ano todo

 

Leia agora no Portal Agroin!

Visualize em seu navegador

 

 

 


Pastagens serão decisivas para aumento de área agrícola e preservação ambiental no Brasil

Por mais que avance em produtividade, a agricultura terá de ampliar área para cumprir seus planos de expansão da produção de grãos.

Por outro lado, as regiões agrícolas estão concluindo que precisam recompor áreas de reserva para cumprir as exigências mínimas do Código Florestal. Mas existe um jeito de cultivar área maior mesmo com os cortes necessários à averbação de áreas verdes.

Essa equação, aparentemente de solução impossível, deve ser resolvida com melhor uso das áreas de pastagens. São em extensos campos degradados, mal cobertos de gramíneas, que estão oportunidades para a agricultura, a recomposição da mata e inclusive a ampliação da pecuária, aponta estudo da consultoria Agroícone.

As pastagens perderam 19 milhões de hectares nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Cerrado) e ganharam 15,5 milhões de hectares em zonas mais distantes de núcleos de produção, próximas às fronteiras, em uma década e meia, conforme Rodrigo C. A. Lima, diretor geral da Agroícone. Leia mais.

 

 

Exportação de soja por Paranaguá aumenta 35% em julho

A soja, principal produto movimentado pelo Porto de Paranaguá, teve em julho mais um mês com forte aumento nos volumes exportados.

Foram 883 mil toneladas, contra 654 mil toneladas do mesmo mês de 2014. Os congelados também registraram aumento, de 35%, e os derivados de petróleo aumentaram 50%.

Os três produtos puxaram a elevação nas exportações pelo Porto Paranaense em julho. No total, foram embarcadas 2,91 milhões de toneladas, volume 2% maior que no mesmo do ano passado, com 2,85 milhões de toneladas.

PRODUTIVIDADE – O câmbio favorável compensou a baixa cotação da soja no mercado internacional e estimulou a exportação. O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, afirma que a alta produtividade do Corredor de Exportação, que opera desde março com dois novos shiploaders, é fundamental para dar vazão à produção agrícola. Leia mais.

 

 

Governo define projetos estratégicos em plano agrícola

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento encerra nesta terça-feira (25.08), em Cascavel, a apresentação dos projetos estratégicos para todas as regiões do Estado, que integram o plano de desenvolvimento para os próximos quatro anos (2015/2018). Leia mais.
 

 

Vendas de etanol no Brasil crescem mais de 50% em julho e têm recorde mensal

As vendas de etanol hidratado no mercado brasileiro dispararam 52,6 por cento em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, para um novo recorde mensal, com os preços do biocombustível utilizado nos veículos flex mais competitivos frente aos da gasolina, que tem registrado queda no consumo este ano. Leia mais.
 

 

 

 

Embrapa: Sal mineral deve ser dado para os bovinos o ano todo

Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade. Como os pastos não suprem todas as necessidades minerais dos animais é importante fazer a suplementação de forma correta utilizando uma mistura com todos os macro e micro elementos no concentrado. Leia mais.
 

 

 

 

Kátia Abreu reúne setor rural e financeiro para acertar fluxo de crédito

Em julho, houve aumento de 32% na liberação total de financiamento agrícola em relação a igual mês de 2014. Leia mais.
 

 

Preços de frutas e hortaliças estão em baixa na Ceasa em cinco estados e DF

Os preços das principais frutas e hortaliças apresentam tendência de queda no mercado atacadista, em agosto, de acordo com a comercialização nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) de cinco estados e do Distrito Federal (DF).  Leia mais.
 

 

 

Estudo monitora abelhas nativas por meio de microchip

Microchips de cinco miligramas e tamanho da metade de um grão de arroz foram instalados em centenas de abelhas nativas de três espécies que passaram a ser monitoradas por meio de antenas instaladas nas colmeias. Leia mais.
 

 

Embrapa aborda em palestras riscos climáticos, soja e safrinha no Tocantins

A Embrapa participa no Tocantins, nesta semana, do Circuito Tecnológico da Cadeia Produtiva de Grãos. É uma série de palestras, seguidas de debates, em três municípios: Gurupi, na região Sul; Porto Nacional, na região Central; e Mateiros, no Leste. Leia mais.
 

 

Empresa lança aplicativo de celular para cadastro e manejo de animais no campo

Inovação no campo. Ferramenta previne o erro humano e garante agilidade na transferência de dados. Leia mais.
 

 

 

 

Primeira soja transgênica totalmente brasileira chega ao mercado

A Embrapa e a Basf lançam o Sistema de Produção Cultivance, que representa um marco para a ciência brasileira por conter a primeira soja geneticamente modificada totalmente desenvolvida no Brasil. A tecnologia combina a utilização de cultivares de soja com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas. Leia mais.
 

 

 

 

Inscrições abertas para cursos do Pronatec Campo

Fortalecer as capacidades produtivas e gerenciais no campo com ampla oferta de cursos para os diferentes públicos do meio rural. Leia mais.
 

 

Artigo: Dez mitos no uso do sal mineral para bovinos

Uma técnica usada há décadas na pecuária de corte brasileira é a mineralização do rebanho. Apesar disso, parece que algumas informações distorcidas ainda prevalecem no meio. O objetivo da lista abaixo é, ao esclarecê-las, contribuir para o melhor uso da técnica. São dez pontos que elencamos como "mitos", ou seja, algo "que não tem existência real ou passível de ser provada", conforme uma das definições do dicionário "Caudas Aulete". Vamos a eles:

Mito 1: "Sal mineral é tudo igual!" – Um sal mineral é uma mistura de vários elementos, óxidos e sais à disposição no mercado. Comprá-los e misturá-los é algo dentro das possibilidades de quase qualquer terráqueo. Mas, então, por que isso é mito? O que pode diferenciar um sal mineral de outro? O primeiro ponto seria a formulação do sal (as quantidades de cada matéria prima visando determinadas concentrações finais dos nutrientes no produto). Um produto mal formulado, isto é com níveis de garantia furados e consumo mal planejado, não será eficaz. Assim, mesmo que o animal o consuma, não será atingido o objetivo de atender suas exigências minerais. Outra questão ainda muito mais comprometedora é que existem inúmeras armadilhas no mercado em termos de matéria-prima. Ainda que algumas delas possam ser evitadas com uma análise de laboratório, outras podem ter um  laudo perfeito do laboratório, mas o nutriente não ser assimilável (não ser biodisponível, no jargão técnico). Outros diferencias seriam: qualidade da mistura, fontes mais nobres de matéria-prima, tipo de apresentação (granulado, floculado,,,), resistência ao empedramento e algo que tem feito muita diferença: apoio técnico da empresa ao produtor.

Mito 2: "O animal sabe que mineral precisa!" – Esse é um dos mitos mais difusos e duradouros. Já foi amplamente comprovado por pesquisas que o animal voluntariamente não seleciona minerais dos quais esteja deficiente. Exatamente por isso que precisamos colocar todos juntos, de maneira bem formulada para que eles os consumam. Como o sódio é o único mineral que efetivamente o animal mostra desejo em consumir, o cloreto de sódio virou o veículo ideal para ajudar nesta tarefa (Ver Mito 5).  Leia mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos os direitos reservados © Copyright 2.015
Fique sempre informado. Notícias minuto a minuto, acesse www.agroin.com.br.
Clique aqui para não receber mais nossos e-mails.  

 

 

 

Nenhum comentário: